segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Usar a água cinzenta na horta e jardim






As águas cinzentas são todas as águas provenientes de lavatórios, duches e maquinas de lavar, se decidires usar esta água deverás ter em conta se existem substâncias nocivas que podem danificar o solo e as plantas.
A maior parte dos sabões e detergentes líquidos para loiça são inofensivos e não causam danos nas plantas. Muitos dos detergentes para máquina de lavar contêm cloreto de sódio mas em diluições baixas não causam problemas. Detergentes amigos do ambiente usam cloreto de potássio que é biodegradável, ao invés de cloreto de sódio.


O problema maior são os detergentes de limpeza de uso doméstico altamente nocivos pois contêm boro. Boro é nocivo para os seres humanos, plantas e solo! Presta atenção aos detergentes de máquinas de lavar loiça que muitas vezes contêm soda cáustica, boro e outros elementos químicos nocivos. Troca estes detergentes por produtos amigos do ambiente feitos a partir de vegetais, óleos e derivados de plantas. Também poderás fazer os teus próprios detergentes.
Depois de seguires estes passos poderás enviar a água da casa de banho ( lavatório, duche e maquina de lavar) para a horta, jardim ou bosque de alimentos ( consoante as necessidades do local.) A água da cozinha poderá necessitar de algum tratamento antes de ser libertada na horta para remover os óleos e partículas de comida. Poderás construir um filtro para as águas cinzentas.
Cuidados a ter ao usar a água cinzenta na horta:
• As águas cinzentas não são apropriadas para sistemas de irrigação por aspersão, as pequenas partículas de desperdício poderão entupir os pequenos orifícios.

• Se estás a pensar usar uma mangueira para regar com esta água, deverás construir um filtro antes de usar para remover as partículas de comida, cabelo e outras.

• Se vais usar esta água para irrigação de vegetais, usa apenas junto ao solo e em volta das plantas, não deverá tocar em plantas e frutos acima do solo, tomates, milho, brócolos, couve flor, etc.

• Não colocar esta água junto a "saladas" alfaces, espinafres, etc. E nunca regar em cima das plantas, com esta água. Tem particular cuidado para não regares com esta água plantas que irás comer cruas.

• Para tirares mais proveito desta água poderá regar parte do jardim ornamental ou direcciona-la para um bosque de alimentos e usar água potável para a horta.

• Usar Alfombra (cobertura solo, ex. Palha) nos canteiros ou camas elevadas que recebem esta água é uma protecção contra moscas que podem querer alimentar-se dos restos de comida e desperdícios que a água pode conter além de facilitarem a decomposição dos mesmos.

• Dispersa a água por vários locais, evita que esta água se acumule sempre no mesmo lugar.

• Quando disponível, faz uma rotação entre água potável e água cinzenta para poder haver lixiviação de algum contaminante.

• Água cinzenta é facilmente tolerada por plantas maduras que poderão tolerar alguma impureza ao invés de plantas jovens e sementes.

• A Agua cinzenta é alcalina, por isso evita usar em grandes quantidades em plantas que gostam de solos ácidos (Citrus, azáleas...), é seguro usar esta água para relvados, árvores de fruto, outras árvores em geral e arbusto. Terás sempre de fazer a análise de elementos para saber quais as necessidades e características do elemento.

Águas cinzentas representam cerca de 60% da água usada em casa.





Sem comentários:

Enviar um comentário