domingo, 23 de janeiro de 2011

Insecticidas Caseiros e Biopesticidas


Os Biopesticidas e Insecticidas naturais ajudam o planeta e reduzem o risco de contaminação alimentar, logo ai protegemo-nos e protegemos quem nos rodeia. Alem de serem menos tóxicos muitas das vezes são mais eficazes do que os das superfícies comerciais, que alem de serem caros matam tudo que tenha vida onde quer que sejam aplicados.
Muitos Biopesticidas e insecticidas podem ser feitos facilmente em casa ,não despendendo de muito dinheiro ou recursos, muitos dos ingredientes já temos nas nossas casas, quintais, varandas ou hortas, algumas vezes até em canteiros municipais.


Insecticidas Naturais



Mosquitos/Moscas

Recolhe folhas de lavanda (lavandula sp), tabaco (Nicotiana tabacum) ,alecrim ( Rosmarinus Officinalis) e piretro (Tanacetum cinerariifolium), deixa-las secar. depois de secas tritura esta mistura até fazer um pó, podes usa-la como pó ou misturar com água deixando a macerar durante 24 horas, depois é coar e usar para borrifar. Cada planta pode ser usada individualmente, mas estas plantas combinadas mostram-se muito eficazes.

A Citronela ( erva cidreira) é outro excelente insecticida natural ( muitas vezes vemos velas feitas com essências de Citronela). A camomila é também outro excelente repelente. Estas duas plantas combinadas funcionam de uma forma altamente eficaz.
Junta-se aproximadamente 30g de folhas de cada planta levar a ferver em 3 litros de água, deixar arrefecer, coar e usar.

Outros insecticidas naturais são os citrinos ( muito usado para as pulgas) mas cuidado ao utilizar pois em quantidades excessivas são tóxicos para alguns animais de estimação! NÃO DEVE DE SER USADO EM GATOS,É MUITO TÓXICO PARA ELES!

Basicamente e fazer um chá com cascas de citrinos (não importa quais,vai resultar bem),deixar ferver. Depois de arrefecer podes usar para pulverizar o quintal a casa as camas dos animais, dar banho a animais...etc


Biopesticidas Para Horta e jardim


Os métodos de controlo de pragas mudam dependendo do tipo de legumes que estás a cultivar, uma vez que este é um tema inesgotável vou dar-vos apenas alguns biopesticidas preparados em casa que dão praticamente para todas as hortas.





“Você não tem um problema de lesmas,
tem uma deficiência de patos!”Bill Mollison


Formigas


❀Algumas folhas de tomateiro
❀1 colher de sopa de amido de milho
❀3 litros de água
❀Levar tudo ao liquidificador, passar a mistura para um borrifador e borrifar junto das plantas .

Pulgão e outros insectos

❀1/2 chávena de chá de sabão azul e branco ralado
❀2 chávenas de óleo vegetal
Levar ao liquidificador.
Para cada colher de sopa de mistura usar 1L de água.
Usar a mistura para borrifar a arte superior e inferior das folhas.
Atenção certifica-te que estás a usar a dose certa, pois podes prejudicar as plantas com doses elevadas.
Esta mistura pode ser usada na horta, no jardim como em plantas domesticas.


Ácaros, coelhos mosquitos e varias outras pragas na horta e no jardim

❀4 dentes de alho
❀1 litro de água
❀1colher de chá de sabão ralado
❀Pica os dentes de alho, junta ao litro de água e deixa repousar por 24 horas, mistura o sabão. usar num borrifador. borrifar as folhas e plantas.


Lesmas, caracóis e lagartas

❀15g folhas de Artemisia absinthium secas
❀1 litro água
❀Leva as folhas a ferver no litro de agua durante 30 min. deixa arrefecer, usar esta solução para popularizar. esta solução é muito forte , só deve de ser usada quando temos grande pragas de insectos.


Pulgão e fungos

❀100g cavalinha fresca
❀1 litro água
❀Deixar a cavalinha a macerar durante 24 horas, levar a ferver alguns minutos. deixar arrefecer, coar e guardar no frio e no escuro. A proporção a ser usada é de 1:5 e deve de ser aplicada em tempo seco e ensolarado, Primavera, Verão.


Própolis e Vaselina ( Cicatrizante)

Pode ser usado como fungicida na proteção de cortes de galhos ou raízes. Mistura 30/50 gotas de própolis num recipiente pequeno com vaselina.


A vantagem do uso do biopesticidas naturais é que livra nos das pragas sem danificar as nossas plantas! E é disso mesmo que nós precisamos!



A Natureza é inteligente!
Existem muitos insectos benéficos para a nossa horta e jardim!


❀Joaninhas são muito boas a eliminar pulgões entre outras larvas de insectos.
❀Vespa Trichogramma parasita os ovos da lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda).
❀Percevejo predador alimenta-se aproximadamente se 100 espécies de insectos. ( pode ser confundido com um outro percevejo que se alimenta de plantas).





Algumas plantas cultivadas entre os canteiros da horta e jardim ajudam a afastar as pragas entre elas estão:


❀Arruda (Ruta graveolens), repele gatos e formigas.
❀Cravo túnico ( Tagetes patula L.), repele mosca branca.
❀Hortelã (Mentha)repele lagarta da couve e outros insecto.
❀Poêjo (Mentha pulegium) repele ratos e formigas.







Continuem a cuidar do planeta
Bons cultivos!

5 comentários: