sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Atrair abelhas para o jardim

As abelhas são das melhores amigas dos Jardineiros e hortelãos!
São as maiores polinizadoras do planeta e sem elas iríamos ter as nossas colheitas fracassadas.
Entre 20% a 25% da comida mundial deve-se ao trabalho das abelhas.






As abelhas estão em perigo!
Estudos efectuados mostram que as abelhas diminuíram quase 50% nos últimos 50 anos. Embora parte da culpa deste desaparecimento esteja nas doenças.
As razões para o declínio total continuam um mistério.




O que podemos fazer para ajudar as abelhas?

-Podemos planear jardins e hortas para apoiar e atrair as abelhas nativas.
A característica mais importante ao planear um jardim amigo das abelhas é a diversidade de flores. as abelhas precisam de todos os tipo de flores para o néctar e para o pólen.
O néctar é uma fonte de energia a qual as abelhas usam para fazer o mel. o pólen é um alimento rico em proteínas.

As abelhas preferem grandes áreas de flores onde podem encontrar abundância de alimento. tenta ter flores durante todas as estações do ano. Um jardim amigo das abelhas tem tendência a ser desordenado com vários níveis e flores abundantes,pode até ter ervas daninhas desde que as abelhas se sintam atraídas por elas. Também deve de existir partes nuas do solo pois algumas abelhas nativas fazem ninhos no solo.






Também podes construir abrigos para as abelhas solitárias.






Os jardins para abelhas
precisam de ter um local onde as abelhas vão buscar água. Devido ao seu tamanho as abelhas tem dificuldades em beber água em pequenas poças e bebedouros de pássaros, podem ser facilmente apanhadas pela tenção da superfície da água. Cria áreas onde elas possam beber água, enche tigelas de cerâmica com areia molhada, enterra no chão, mantém a areia sempre encharcada, áreas como estas irão atrair abelhas e borboletas.



-Não usar pesticidas ou insecticidas, mesmo que sejam naturais matam todos os insectos.







As Flores azuis e amarelas são "imans" de abelhas!







Entre as favoritas das abelhas estão,manjerico,funcho, malva,manjerona,oregano,alecrim,dente de leão, tomilho, barragem, hortelã, lanvandula, margaridas, aquilegia,dedaleira, girassol,miosótis,tremoceiro,papoila,zínia...entre muitas outras
algumas destas flores não são azuis nem amarelas mas contêm algumas marcas visíveis á luz ultravioleta e as abelhas são capazes de ver a luz ultra violeta indo ao encontro destas flores.






Muitas pessoas são hesitantes quando se fala em atrair abelhas para o jardim, temendo ser picados.A verdade é que a maioria das abelhas são criaturas gentis que estão simplesmente em busca de comida e água para si e para seus filhotes. Eu pessoalmente tenho plantado flores e ervas que atraem abelhas durante anos, e nunca fui picada por uma É simplesmente uma questão de usar o bom senso de não usar cores brilhantes ou perfume forte no jardim, elas podem pensar que podes ser uma flor grande pronta para a polinização.


❀Continua a cuidar do planeta❀

7 comentários:

  1. Gostei muito desta postagem. Sim, as abelhinhas são muito importantes! :-D

    ResponderEliminar
  2. Bela postagem. Quanto mais as pessoas aprenderem a importância das abelhas no mundo, melhor. Gostei muito mesmo.

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito do artigo .Tenho em minha Horta Comunitaria, em Bragança Paulista, muitas mudas da flor "Onze Horas" que atrai milhares de abelhas. Assim nossa horta esta sempre em tempo de colheita farta. Vilma

    ResponderEliminar
  4. Muito bom,estou pretendendo criar abelhas nativas em casa e esse artigo ajudou muito.

    ResponderEliminar
  5. Muito bom,estou pretendendo criar abelhas nativas em casa e esse artigo ajudou muito.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite, precisamente deparei-me esta tarde com o som frenético dum enxame rodando uma nespereira na horta. Ponoa de parte a ideia de destruí las, busco na Internet como as salvar...está complicado.

    ResponderEliminar
  7. Boa noite, precisamente deparei-me esta tarde com o som frenético dum enxame rodando uma nespereira na horta. Ponoa de parte a ideia de destruí las, busco na Internet como as salvar...está complicado.

    ResponderEliminar