segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

❀Como atrair Joaninhas para o jardim❀

Muitas pessoas têm memórias e reacções divertidas quando se deparam com uma joaninha, gritam de alegria da sua sorte.
Essas pessoas têm razão na sua crença de que as joaninhas são boas. Mal sabem elas de que as joaninhas são mais do que um presságio de boa sorte.




Muitos Jardineiros usam as joaninhas nas suas hortas e jardins elas são um complemento para os dois,elas cuidam das plantas e comem as pragas como pulgões e mosca branca, os pulgões são a sua principal fonte de alimento, podendo uma larva comer cerca de 400 pulgões durante o seu desenvolvimentos e um adulto comer cerca de 5.000 pulgões durante a sua vida Não é incrível?
As joaninhas comem todo o tipo de insectos mas além dos insectos precisam de uma grande fonte de pólen na sua alimentação e são atraídas por determinados tipo de plantas, as mais populares são as que têm flores em forma de campânula assim como túlipas e lírios, devido a estas captarem a água e manterem o ambiente fresco no seu interior, as joaninhas gostam de fazer as suas casas dentro destas flores durante o Verão.

Mas existem outras plantas pelas quais as joaninhas se sentem atraídas tais como Erva doce (Pimpinella anisum L.), Coentros (Coriandrum sativum L.), Cominhos (Cominum cyminum),Angelica (Angelica Officinalis), Cenouras (Daucus carota sativa), Milefólio (Achilea millefollium L ) Cosmos (Cosmos bipinnatus) principalmente o branco, Coreopsis( Coreopsis lanceolata), Gerânio perfumado (Pelargonium sp) e Dente de leão (Taraxacum officinale L,).



Para além de se usar plantas para atrair joaninhas outra forma é deixar de usar insecticidas, as joaninhas são muito sensíveis e provavelmente se viste joaninhas no teu jardim ou horta é possivel que ela tenha posto ovos em alguma planta geralmente onde existem colónias de pulgões por isso evita os insecticidas mesmo que sejam caseiros para controlar os pulgões.
Os ovos das joaninhas são minusculos amarelos e ovais e são encontrados geralmente em grupos de 10-15, os ovos levam 2 a 5 dias para eclodir e as larvas alimentam-se vorazmente de pulgões por 2 a 3 semanas até se tornarem adultas.


No outono os adultos hibernam em detritos vegetais ou fendas e buracos de troncos velhos, elas costumam fazer isso em grupo por isso podemos encontrar centenas de joaninhas no tronco de uma árvore, por baixo de uma pedra ou até mesmo junto a uma vedação ao longo de toda a estação fria, elas gostam particularmente de zonas que tenham folhas para se protegerem do frio durante todo o inverno.





❀Podemos construir um abrigo para insectos, o qual elas não hesitarão em ocupar no inverno.

O nome cientifico da joaninha é Coccinella septempunctata.






Agora toca a atrair estes
insectos maravilhosos para todas as hortas e jardins!




❀Continua a cuidar do planeta!❀ ❀Bons Cultivos!❀

16 comentários:

  1. Olá...

    Parabéns por este fantástico artigo. Não se esqueçam mandem milhões de joaninhas para estas bandas pois eu vim da aldeia e volto sempre a ela para reconciliar-me com as origens.

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto muito d joaninhas como elas são bonitas e eu concordo com Kant.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Adorei saber mais sobre as joaninhas.
    Também coloquei informações sobre elas no meu blog.
    http://fontedeterapia-orquideas.blogspot.com.br/
    abraços

    Simone

    ResponderEliminar
  4. É muito bom o cultivo orgânico, além de gostoso e saudável quando consumimos esses produtos, e a JOANINHA colabora para isso, porque ela evita que usemos inseticidas químicos ou mesmo orgânicos, e sempre estaremos ingerindo alimentos 100% puros e seguros isentos de quaisquer venenos ao nosso organismo.As JOANINHAS são atraídas geralmente por plantas da família das UMBELÍFERAS(cenoura, coentro, salsinha, funcho, erva-doce, batata aipo etc)

    ResponderEliminar
  5. Amei seu blog. Estou estudando o assunto, se puder me ajudar agradeço. Esse ano, por junho, julho, descobrimos um berçário de joaninhas albinas no nosso jardim. Tem uma árvore no quintal e nossa filha deixou uma guia de nylon pendurada na árvore e lá a abandonou, rs. Qdo vi achei qye era sujeira, mas tinham várias joaninhas por perto, muitas na verdade. Aí passei a observar e vi que era um berçário. Quero ajudá-las pois todos os vizinhos usam inseticidas e em casa nunca, acredito que por isso se refugiaram lá.
    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata pelo carinho!
      Teu jardim é abençoado!
      Garante, abrigo para elas, beneficiarás bastante com joaninhas no jardim!
      Procura ter as plantas que elas gostam, para lhes fornecer algum alimento. O resto a natureza faz sozinha!

      Eliminar
  6. Está segunda foto jé joaninha também /??
    Em minha horta tem muito, e minhas folhas estão todas comidas, achei que fosse alguma praga.

    ResponderEliminar
  7. Gostei de saber mais sobre as
    Joaninhas,e o blogestava muito bonito

    ResponderEliminar
  8. Gostaria de saber como conseguir joaninhas.?

    ResponderEliminar
  9. Joaninhas alimentam-se apenas de pragas (pulgões etc) ou também da própria planta? Encontrei uma joaninha verde na floreira onde cultivo salsinha e cebolinha, dei um chega-pra-lá nela e cortei a cebolinha. Mas fico em dúvida se ela também comeria meus temperos.

    ResponderEliminar