Sementes
- consultoria (1)
- Cursos Permacultura (23)
- Jardinagem ecológica (29)
- Leitura para download (9)
- Permacultura (39)
- Permacultura crianças (14)
terça-feira, 11 de novembro de 2014
Observar a natureza aplicando os princípios da permacultura na rotina diária
Começa por observar os elementos e padrões naturais, tais como luz solar, fases da lua, crescimento das árvores, onde e como a água se armazena naturalmente e onde as plantas não crescem bem nas zonas nativas.
Estende a observação aos padrões humanos. Por exemplo toma atenção a que tipo de actividades as crianças gostam e não gostam ou aos tipos de comportamentos que os teus colegas de trabalho têm em certas fases do projecto. A que horas é a tua mente mais receptiva a novas ideias?
Também é importante observar as necessidades de qualquer coisa que queiras nutrir, seja uma horta, uma planta, um animal, um amigo ou um colega de trabalho. Se queres cultivar um jardim ou criar galinhas, descobre as condições que eles necessitam para poderes adaptar um micro clima.
São nas observações simples que nascem as grande soluções!
Olha à tua volta e imagina que podes aplicar os princípios e as éticas da permacultura no design de tudo o que observas. Uma boa maneira de começares a desenvolver esse "olho" para o design é escolheres um dos princípios da permacultura aquele que ressoar mais contigo e encontrar maneiras de implementa-los em varias áreas da tua vida pessoal.
Por exemplo, se realmente ressoa contigo e te identificas com os princípios da permacultura " usa e valoriza a diversidade" e "usa soluções pequenas e lentas", faz uma lista que te ajude a diversificar a tua rotina diária de uma maneira simples sem desperdício. Fazer uma lista de mercearias que inclua variedade, produtos locais e sazonais, inclui nas tuas idas ás compras outras tarefas por exemplo recados de familiares, um dos aspectos importantes na permacultura é a reconstrução da comunidade.
Princípios da permacultura:http://permacultureprinciples.com/principles/
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário