quarta-feira, 27 de abril de 2011

❀ Permacultura na cidade ❀

"O futuro da sustentabilidade nas nossas cidades, vilas,aldeias e bairros degradados urbanos são ideais para a promessa e potencial do design da permacultura. As nossas cidades têm a maior concentração de recursos sociais, intelectuais e físicos necessários para criar um sistema sustentável."Larry Santoyo.* EarthFlow.







Permacultura ( Perma"nente" "Agri" Cultura) é um movimento global fundado por Bill Mollison e David Holmgren.
Esta metodologia de trabalho com a terra, com a casa, com a paisagem e todos os aspectos do meio ambiente é um processo de protocolos e metodologias de projecto de design, é uma ciência de "interligação".
A base do projecto de design de permacultura é modelar o conceito de interligações funcionais.


Imagina que vives numa cultura que produz mais do que consome. A permacultura é um sistema de design que vai para além da criação de um mundo sustentável ( social, económico,ambiental), sua ênfase é no apoio a uma cultura que é naturalmente regenerativa, através da permacultura, nós como seres humanos podemos reduzir o impacto da exploração e uso de recursos renováveis e não renováveis, e criar um ambiente de vida abundante adequado ás necessidades de todos os seres vivos.

Podemos ver o problema de viver no meio urbano
como a solução!

Podes usar o design expansivo global para te tornares sustentável na tua cidade, vila, aldeia, bairro!

Soluções Positivas para o Futuro Sustentável




❀Cultiva o teu próprio alimento orgânico e a tua medicina

Mesmo nos pátios, varandas e janelas ensolaradas, podem crescer ervas,frutos, verduras que podem ser colhidas durante todo o ano e saboreares saladas, sopas com o que cultivas, podes também cultivar as tuas ervas medicinais as quais podem ter diversas aplicações desde chás a pomadas, tinturas, etc, deixando assim de lado a medicina alopática e medicamentos químicos/ farmacêuticos. ...







Com o cultivo de plantas comestíveis participas da com
plexa relação com outros seres vivos!



Cria hortas comunitárias ou Eco-vilas com vizinhos e amigos

Constrói estufas, jardins, e hortas em terrenos abandonados. Participa nas actividades da horta ( ou outras) ao aderires a um movimento de transição na tua cidade.
transforma os relvados em grandes e bonitos jardins comestíveis os quais produzirão alimento á comunidade.
Como moradores de uma cidade estamos a descobrir que os nossos quintais são suficientes para produzir grande diversidade de plantas.

Do ponto de vista do design de permacultura, todas essas plantas fazem parte de um sistema interligado, em relação a outras plantas.




O uso de micro-clima:

Usa a presença de edifícios para cultivar plantas que necessitam de sombra parcial, utiliza o espaço vertical e constrói paredes verdes
( jardins verticais)

Os habitantes das cidades têm sido abençoados com vários microclimas dentro do próprio quintal. A presença de paredes, por exemplo podem fornecer um excelente lugar para os amantes de plantas de calor, tais como uvas, tomates, pimentas.

Não precisamos de sair da cidade para a viver uma vida sustentável e em harmonia com todas as formas de vida!





Estruturar um sistema de captação de água:

Recolhendo águas pluviais dos telhados de nossas casas, podemos satisfazer todas as necessidades de água para o jardim reorientando a água para as árvores, arbustos, ou armazenando-a em recipientes para usarmos quando necessário.



Captar água é um processo que ajuda a satisfazer as necessidades do nosso jardim, horta.




Compostagem :


Não há nada como a compostagem doméstica. Uma compostagem intensiva permite a reciclagem de recursos, dentro de um sistema de permacultura contribui significativamente para a do estrutura do solo, fertilidade e sustentabilidade a longo prazo.

Se vives num apartamento sem varanda nem pátio, explora a compostagem ou vermicompostagem num jardim ou numa horta urbana ou num movimento de transição perto de ti.






Ser verde ou sustentável numa cidade não é impossível e não significa desistir de tudo o que tens ou estás habituado.
É ter consciência social ecológica, prestação de serviços honestos dentro da comunidade e comercio responsável.
Com a intenção e o compromisso de que todos podemos criar condições de vida saudáveis e reconstituir as nossas cidades ( ou a nossa casa numa cidade) bem como criar espaços sustentáveis que dêem oportunidade a todas as formas de vida.
Assim que comecemos a olhar para os elementos da cidade como oportunidades de criar beleza através do design começamos a encontrar soluções.

❀Isto é permacultura urbana ❀




❀Continua a cuidar do planeta! ❀



3 comentários:

  1. Vou ler com calma pois preciso de idéias como esta! voces estão de parabéns, toda vez que venho por aqui fico mais feliz... hoje voces colhem meus sorrisos... :)

    ResponderEliminar
  2. Grata! um forte abraço directamente do campo para ti!

    ResponderEliminar
  3. PARABENS pelo blog! Poderia incluir o nosso blog na lista sementes da boa colheita?

    http://estagiositiodosherdeiros.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar