sábado, 18 de dezembro de 2010

Fazer um Terrario



Muito parecido com uma estufa, um terrario é um pequeno jardim que cresce num pequeno recipiente. este pequeno mundo podes chamar-lhe de ecossistema. um terrario é especial pois cresce o ano inteiro, sem importar a estação do ano, mesmo que esteja muito calor, que esteja a chover a nevar ou faça muito vento, não importa, o terrario irá continuar a crescer e a ganhar vida, o terrario também é especial pois tem vida no solo,nas plantas, insectos e pequenos animais, isto tudo no teu pequeno recipiente que podes ter no teu quarto, ou onde exista alguma luz solar. Umas das coisas mais importantes do terrario é que é um organismo que respira vida, um pequeno mundo que crias-te por ti.

✿ Um recipiente suficientemente grande para caber a tua mão.
✿ Algumas pedras de vários tamanhos. (Gravilha, seixos, rochas)
✿ Um pouco de terra. (podendo misturar um pouco de areia na terra)
✿ Água suficiente.
✿ Plantas pequenas e (ou) sementes, (atenção escolher plantas de crescimento lento ou plantas pequenas)
✿ Para decorar podes pintar pedras (num outro post irei explicar como fazer tintas através de plantas), usar conchas, galhos madeira, bonecos, qualquer material a teu gosto.

✿Começar✿

✿Lava o teu recipiente e seca-lo bem.
✿Começa por uma camada de pedras aproximadamente 3 cm.
✿Preparar a terra, 4 copos cheios de terra com um copo de água, mistura a terra com a água, até fazer um terra molhada. Podes por esta terra molhada por cima das pedras, de seguida podes começar a plantar usando os teus dedos abre pequenos buracos e põe a planta ou a semente, em cada planta que pões no teu terrario certifica-te que está bem segura, calcando um pouco a terra em redor, dela. lembra-te que também tens de dar espaço entre as plantas para elas poderem crescer, podes dar um espaço de 2 com entre elas no mínimo, lembra-te que elas vão crescer e encher o teu terrario com cores e vida.
✿Podes decorar a teu gosto. põe as pedras pintadas em cima da terra. Bonecos, conchas, deixa a tua criatividade soltar-se.

✿Lembra-te que quando está muito frio alguns animais vão viver para debaixo do solo, mas podes sempre admirar o verde das tuas plantas.

✿Agora é altura de começares a ver o teu terrario a crescer, põe o teu jardim mágico junto a uma janela onde apanhe luz suficiente.

❀ eu usei cactos, pedras do rio e uns bonecos ❀
dasementearvore@gmail.com

2 comentários:

  1. aonde q se encontra uma semente de uma árvore

    ResponderEliminar
  2. se alguém conseguir manda um scrap pra mim antes de 12:00 q eu tenho q ir pra escola ganhar um boa nota pro meu projeto de ciecias vida num terrario

    ResponderEliminar